Colégio São Paulo
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O COLÉGIO SÃO PAULO



O COLÉGIO SÃO PAULO

Fundado no ano de 1977, por um grupo de educadores que juntos dirigiram uma Instituição de ensino de cunho religioso por muitos anos, o Colégio São Paulo foi idealizado como um espaço de educação onde fosse possível fazer valer as dimensões humanas da Ética e da Cidadania, e cuja preocupação central fosse a pessoa humana em toda a sua complexidade.
A complexidade dos novos tempos e de todas as questões nas esferas política, social, educacional, científica e tecnológica, vivenciadas ao longo dos anos, evidenciou que modelos de percepção de mundo ultrapassados não dariam conta de encontrar alternativas possíveis para as questões vigentes no espaço escolar e fora dele. Revisões de paradigmas se faziam necessárias todo o tempo. Essa constatação sempre impulsionou a Instituição na busca de novas alternativas para a construção de práticas pedagógicas que possibilitassem aos sujeitos envolvidos nesse processo intervirem no mundo, com as pessoas e com o conhecimento de forma crítica, consciente e responsável.
O Colégio São Paulo é reconhecidamente uma Instituição de ensino com experiência de mais de 35 anos na Cidade de Salvador e se destaca pela formação dada aos seus alunos. Esta formação os evidencia na vida acadêmica e profissional, não só pelo conhecimento adquirido, mas, principalmente, pela transposição para a prática daquilo que na escola aprenderam e pela forma como se relacionam no campo do conhecimento, incorporando esses conhecimentos às suas vivências.
Dessa forma, fiel à sua proposta pedagógica e aos seus princípios, o Colégio São Paulo, segue propondo estratégias e ações que viabilizem a melhoria nos processos de aprender, ensinar e conviver, buscando aprendizagens significativas por todos envolvidos nesse processo para um viver ético e cidadão, adotando como lema "O que nós fazemos, faz o mundo melhor”.

VISÃO
Ser uma instituição educacional que atue desde o Ensino Fundamento até o Ensino Médio, com estrutura de caráter permanente de formação multidisciplinar, sendo reconhecida como Instituição de excelência no âmbito educacional, que visa à formação continuada de comunidades de conhecimento, investigação e pesquisa, com autonomia na construção de novos saberes.

MISSÃO
Promover educação integral que favoreça a formação plena de sujeitos autônomos na construção do conhecimento, em sintonia com as exigências sociais, políticas, científicas, tecnológicas e a realidade do mercado de trabalho globalizado, capazes de intervir com o mundo e as pessoas de forma crítica, consciente e responsável.

FILOSOFIA
O Amor, a Solidariedade e a Autonomia são os princípios norteadores que estruturam o projeto da Instituição na busca da formação de pessoas realizadoras, abertas, acolhedoras, confiantes, curiosas, maduras emocionalmente, empreendedoras, críticas em análises sociais e nas práticas correlacionadas e coerentes moralmente e, assim, como autores sociais e partícipes, possam contribuir na construção de um mundo melhor.

 

PROJETO PEDAGÓGICO

 

Com o objetivo de repensar o homem numa perspectiva de totalidade e redefinir valores fundamentais que oportunizem o desenvolvimento do educando em suas dimensões física, emocional, mental, espiritual e histórica, o Colégio São Paulo resignifica o seu Projeto Político Pedagógico consoante com a nova Lei de Diretrizes e Bases - LDB.
Criatividade e competência são caminhos cada vez mais utilizados pelas organizações que buscam de forma crescente a integração e a harmonia entre os povos. Aqui, no Colégio São Paulo, estamos conscientes disso e da nossa responsabilidade de educar para a vida, a solidariedade, a autonomia e o amor, como princípios éticos essenciais. Com base nesses princípios, busca-se privilegiar os valores que fundamentam a educação, trabalhados em quatro dimensões:

Dimensão do Ser - capacidade do sujeito afirmar-se no mundo como ser consciente, autônomo e único, em seus aspectos: físico, emocional, mental e espiritual;

Dimensão do Saber - capacidade de construir conhecimentos sobre o mundo, face às múltiplas possibilidades atuais;

Dimensão do Fazer - pressupõe o desenvolvimento de competências para enfrentar situações diversas e vivenciar o mundo produtivo;

Dimensão do Interagir - pressupõe a compreensão da importância de compreender a si e ao outro, como dimensões imprescindíveis à vida em sociedade;

Como o aluno constrói o seu conhecimento:
A metodologia adotada reconhece que o aluno não aprende no vazio. Assim sendo, partimos da concepção do "saber fazer" desses partícipes, que já possuem conhecimentos, experiências, crenças, esquemas de trabalho, ao entrar em contato com a aprendizagem sistematizada e o novo conhecimento.
Em nossos trabalhos, consideramos fundamental o exercício constante da reflexão e o compartilhamento de idéias, sentimentos, ações, entre todos os envolvidos no processo. Interessam-nos as experiências concretas, os problemas reais, as situações do dia a dia que resignificam o trabalho nas salas de aula, pois eles são a matéria prima das mudanças. O questionamento da própria prática, as comparações, a análise das circunstâncias e dos fatos vão definindo e redirecionando os caminhos a serem percorridos.
A partir dessa perspectiva, O estudante é visto como protagonista na construção de competências e habilidades que lhes permita acessar, de forma crítica e autônoma, os avanços da sua época, as mudanças da sociedade em que está inserido para que possa agir e intervir de forma ética, implicada com a construção de um mundo melhor.

 

O TEMPO ESCOLAR


No Colégio São Paulo, o tempo escolar está organizado em unidades trimestrais. Essa escolha justifica-se pela necessidade de ampliar o tempo de interação do aluno com os conteúdos previstos para cada período, ampliando assim as oportunidades de verticalização e sistematização, em função das competências e habilidades que os alunos precisam construir.