Criatividade e tecnologia são sinônimos para inovação


Data da publicação: 6/8/2018
Criatividade e tecnologia são sinônimos para inovação

Criatividade – esse conceito enigmático utilizado para pintar obras-primas ou escrever o próximo grande romance – não é uma habilidade exclusiva dos artistas. É uma qualidade mensurável que pode ser desenvolvida ou amplificada usando ferramentas e cenários específicos. Todos as facilidades que a tecnologia nos trouxe nas últimas décadas, por exemplo, foram impulsionadas por processos criativos, que começaram simplesmente com uma ideia.

Criatividade é a capacidade de gerar ideias novas e úteis e inovação é a implementação bem-sucedida dessas ideias. Com isso em mente, a revolução digital produziu claramente um grande número de produtos e serviços inovadores. Alguns deles se tornaram empresas multimilionárias e transformaram uma parte significativa de nossas vidas. O que essas inovações têm em comum é que elas nivelam a lacuna entre a oferta (de serviços ou produtos) e a demanda do consumidor, de maneira eficaz e criativa. Além dos exemplos óbvios – Google, Airbnb, Uber, LinkedIn, Spotify e Whatsapp – houve uma explosão de atividade criativa no espaço da tecnologia: há milhares de dispositivos inteligentes, mais de 3 milhões de aplicativos e 300 horas de vídeos do YouTube são enviados a cada minuto. Segundo algumas estimativas, a cada dois minutos tiramos mais fotos do que toda a população do mundo fez durante o século 19.
No entanto, seria ingênuo sugerir que essas atividades são realmente indicativas de criatividade, mesmo que a quantidade leve à qualidade. Por exemplo, a probabilidade de tirar uma foto de qualidade aumenta quando há milhões de fotos do Instagram tiradas todos os dias, e quando 500 milhões de tweets são gerados diariamente é altamente provável que um ou dois sejam realmente engraçados. No entanto, mesmo que muito do conteúdo gerado pelas pessoas seja totalmente descartável e não original, antes da internet, ela teria ficado na mente de seus autores. Portando, a tecnologia nos deu espaço para explorar a nossa criatividade. Steve Jobs disse: “A melhor maneira de criar valor no século 21 é conectar a criatividade à tecnologia”. Ele reconheceu que o valor é um conceito de evolução e temos muito para aprender com alguém que construiu um verdadeiro império da era moderna. Assim, se o valor é o objetivo final, a criatividade é o motor que nos leva até lá. As instituições que se destacam hoje são aquelas que integram imaginação e resolução de problemas e profunda especialização. Pesquisas confirmam a importância de um processo de pensamento multidisciplinar e, cada vez mais, descobrimos que a tecnologia educacional nos ajuda a conectar todos esses elementos. As soluções que surgem podem, por sua vez, abrir as portas para aplicações criativas de todos os níveis, consertando grandes problemas atuais. Uma pesquisa da IBM  revelou que os CEOs – 1.500 deles, de 60 países e 33 setores – apontam a criatividade como a qualidade que as organizações mais precisarão em um mercado complexo e em mudança. Mais do que trabalho duro, disciplina, visão e até integridade, os CEOs viram a criatividade como a força vital necessária para se adaptar e prosperar. A educação no século 21 exige que as instituições de ensino ofereçam novas habilidades. O mundo precisa de um sistema de educação que incentive e estimule as crianças, proporcionando-lhes o aprendizado de que precisam – e merecem – para desenvolver seu potencial.  Estes novos modelos de educação ainda precisam incentivar a utilização de dispositivos tecnológicos, já que sabemos que a tecnologia terá um papel importante e a criatividade será o fervor que a torna ainda mais poderosa.

Fonte: http://www.happycode.com.br/criatividade-e-tecnologia-sao-sinonimos-para-inovacao/

Agenda

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4646 ou  CLIQUE AQUI