Quarenta Anos do Colégio São Paulo: o Turno Complementar faz parte desta história


Data da publicação: 28/9/2017
Quarenta Anos do Colégio São Paulo: o Turno Complementar faz parte desta história

Estamos em ano de festa! São 40 anos de fundação do Colégio São Paulo. É momento de celebrar, refletir e, de modo especial, agradecer por fazer parte deste espaço acolhedor, humano e comprometido com a educação do indivíduo, de modo integral. Ao assumir a coordenação do Turno Complementar do Colégio São Paulo, no ano de 2014, pude perceber a importância do lugar que ocuparia e da responsabilidade que me caberia para continuar com o trabalho que vinha sendo desenvolvido: coordenar pedagogicamente um lugar em que a criança brinca e, mantendo um caráter lúdico, explora a construção do conhecimento, ao mesmo tempo em que proporciona uma atmosfera acolhedora e afetiva para a criança.
Não é possível desvincular os processos de consolidação deste espaço da história que o Colégio São Paulo vem construindo na área da Educação. Tenho compreendido que minha tarefa é, além de gerir pedagogicamente esse espaço, dar continuidade à história dessa instituição que tem pesquisado e investido em meios para ofertar ao educando o acesso mais eficiente e humano ao conhecimento e a construção de sua cidadania. 
Este espaço está inserido em um ambiente que é exemplo de qualidade em educar e acolher a criança. A proposta do Turno Complementar inspira-se na filosofia humanista do Colégio São Paulo, cujos princípios norteiam nossas ações pedagógicas e afetivas. A estas ações une-se o propósito de colaborar para que a criança se implique em seu processo de aprendizagem, em seu desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e desenvolva a sua autonomia e suas competências.
Estar no Colégio São Paulo tem sido um constante aprendizado sobre as singularidades que permeiam um processo educativo e sobre como é necessário respeitar os traços específicos desse processo (Um aprendizado possível porque este colégio tem respeitado o caráter singular do Turno Complementar), sendo fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica atenta aos sinais que a criança manifesta  em sua individualidade, mantendo uma escuta ativa  quando essas trazem suas questões, emoções, aprendizados e conquistas.
Quando cheguei aqui, há quase quatro anos, tinha por objetivo coordenar um espaço em que pudesse encantar crianças e pais. Todavia, fui encantada primeiro. Antes que pudesse pensar sobre estratégias para despertar esse encantamento em outros, encantei-me pelas muitas possibilidades de fazeres pedagógicos e pelos vínculos socioafetivos aqui construídos. Pensando em como acolher a criança e sua família, fui a primeira a ser acolhida por aqueles que aqui trabalhavam, ao mesmo tempo que recebia novos integrantes da equipe. Essa troca foi minha primeira lição sobre o que era preciso entender para coordenar o Turno Complementar de modo a manter a sua identidade que perpassa por três elementos: conhecimento, respeito e afeto.
Neste momento, um misto de gratidão e alegria define o meu sentimento em estar inserida nesse espaço de Educação que é o Colégio São Paulo. São 40 anos de trabalhos educativos, que vêm sendo ampliados a partir do diálogo com o “novo”, que atentos às necessidades oriundas da contemporaneidade propõe, mantém e acolhe o trabalho desenvolvido pelo Turno Complementar. Caminhemos juntos, olhando atentamente o mundo e o que de novo ele traz, propondo nossa ressignificação e a do outro, assim, nunca velhos seremos, faremos nossa história de saberes, afetos e encantamentos.

                                                                               Josiane Queiroz
Coordenadora do Turno Complementar

Agenda

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4600 ou  CLIQUE AQUI