O espaço escolar e o diálogo entre professores e adolescentes


Data da publicação: 31/7/2017
O espaço escolar e o diálogo entre professores e adolescentes
Neste trabalho investigamos algumas interações que acontecem no espaço escolar, por meio da análise das concepções de professores e adolescentes acerca do diálogo. Para tal, tomamos como referência a Psicologia histórico-cultural, que entende a linguagem como sistema simbólico básico de todos os grupos humanos, sendo o diálogo um elemento presente na interação entre as pessoas, caracterizando um processo de internalização de significados construídos histórico-culturalmente.

Segundo Oliveira (2003, p. 40), a linguagem exerce “um papel fundamental na comunicação com os indivíduos e no estabelecimento de significados compartilhados que permitem interpretações dos objetos, eventos e situações do mundo real” (OLIVEIRA, 2003, p. 40). Neste sentido, é por meio do diálogo que acontecem os processos de internalização de significados construídos histórico e culturalmente. Consideramos a pertinência deste estudo, uma vez que ele contribui para a compreensão do desenvolvimento humano, incidindo na formação de professores que atuam diretamente com adolescentes. Apreender as características da adolescência, dentro de uma visão social é fundamental para o desenvolvimento do trabalho docente, visto que isto lhes possibilita contribuir de modo efetivo no processo de ensinoaprendizagem e na própria formação do jovem como cidadão. 

http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/596.%20%20o%20espa%C7o%20escolar%20...

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4600 ou  CLIQUE AQUI