Projeto pedagógico


P

Com o objetivo de repensar o homem numa perspectiva de totalidade e redefinir valores fundamentais que oportunizem o desenvolvimento do educando em suas dimensões física, emocional, mental, espiritual e histórica, o Colégio São Paulo resignifica o seu Projeto Político Pedagógico consoante com a nova Lei de Diretrizes e Bases - LDB.

Criatividade e competência são caminhos cada vez mais utilizados pelas organizações que buscam de forma crescente a integração e a harmonia entre os povos. Aqui, no Colégio São Paulo, estamos conscientes disso e da nossa responsabilidade de educar para a vida, a solidariedade, a autonomia e o amor, como princípios éticos essenciais. Com base nesses princípios, busca-se privilegiar os valores que fundamentam a educação, trabalhados em quatro dimensões:


Ser

Capacidade do sujeito afirmar-se no mundo como ser consciente, autônomo e único, em seus aspectos: físico, emocional, mental e espiritual

Saber

Capacidade de construir conhecimentos sobre o mundo, face às múltiplas possibilidades atuais

Fazer

Pressupõe o desenvolvimento de competências para enfrentar situações diversas e vivenciar o mundo produtivo

Interagir

Pressupõe a compreensão da importância de compreender a si e ao outro, como dimensões imprescindíveis à vida em sociedade


Como o aluno constrói o seu conhecimento:

A metodologia adotada reconhece que o aluno não aprende no vazio. Assim sendo, partimos da concepção do "saber fazer" desses partícipes, que já possuem conhecimentos, experiências, crenças, esquemas de trabalho, ao entrar em contato com a aprendizagem sistematizada e o novo conhecimento.
Em nossos trabalhos, consideramos fundamental o exercício constante da reflexão e o compartilhamento de idéias, sentimentos, ações, entre todos os envolvidos no processo. Interessam-nos as experiências concretas, os problemas reais, as situações do dia a dia que resignificam o trabalho nas salas de aula, pois eles são a matéria prima das mudanças. O questionamento da própria prática, as comparações, a análise das circunstâncias e dos fatos vão definindo e redirecionando os caminhos a serem percorridos. 

A partir dessa perspectiva, O estudante é visto como protagonista na construção de competências e habilidades que lhes permita acessar, de forma crítica e autônoma, os avanços da sua época, as mudanças da sociedade em que está inserido para que possa agir e intervir de forma ética, implicada com a construção de um mundo melhor.

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4600 ou  CLIQUE AQUI