Escola de Esportes


Sabemos da importância que o Esporte tem na vida dos nossos alunos e, principalmente, sendo desenvolvido em uma instituição educativa. Aqui no CSP conhecer e praticar um Esporte pode ser muito mais que simplesmente jogar com o objetivo de ganhar. Pesquisar sua origem e fundamentos, ajudar os colegas e superar-se a cada dia, é uma vitória com sabor especial.

Afinal, o resultado é apenas consequência. O que sobressai é o aprendizado, a alegria, o sucesso coletivo. É respeitar o ritmo de cada um e captar as individuais potencialidades, cada qual do seu jeito, cada aluno sendo muito importante.

Afinal, "o esporte educacional como uma manifestação da atividade humana que promove o desenvolvimento integral do indivíduo, que atua como meio de sociabilização e manutenção da saúde, que desenvolve a autoestima, a auto-superação e o autoconhecimento, sempre sendo desenvolvido dentro de um processo educativo como forma de fazer o homem ser e se entender no mundo, tanto no sistema formal de ensino como fora dele" (Reinaldo Soler)


B
Basquetebol
Prof. 
Michel Uzen

 
O Basquetebol é um esporte completo. Essa afirmação leva em conta os efeitos que ele traz a quem o pratica. São benefícios de ordem física, motora, cognitiva, sensorial, de comportamento e ao mesmo tempo, de utilização do tempo livre com uma atividade saudável. Corridas em diferentes intensidades e direções, saltos, dribles, manejo da bola e do corpo, são os principais fundamentos que norteiam essa modalidade esportiva, levando o aluno praticante a notar em si melhora considerável no conjunto de articulações, além da sua tonificação muscular e capacidade cardiorespiratória, em geral. Com movimentação constante e precisa, o aluno desenvolve a percepção espaço temporal, acuidade visual e coordenação motora.  

Além dos benefícios físicos e funcionais, o Basquetebol desenvolve também as características relacionadas a atitudes e valores. Subordina-se o interesse pessoal ao interesse coletivo. Uma “cesta” feita por quem quer que seja, causa satisfação a todo o grupo, e um erro torna-se um desafio, levando o aluno a buscar, incessantemente, esse objetivo para alcançar a vitória, estimulando o companheirismo e a solidariedade. É um esporte de contato físico constante, porém sem truculência, o que leva o praticante à entrega total. Suas regras simples e não interpretativas também contribuem para impor limites nas atitudes.  

Em diversas fases do aprendizado, quando for capaz de estar integrando uma Equipe de Basquetebol ou mesmo jogando por lazer, o aluno sentirá todos esses benefícios e um imenso prazer em estar dispondo do seu tempo livre com uma atividade tão compensadora. 

Conteúdo:
  • Características do Basquete
  • Condicionamento físico
  • Manejos do corpo e de bola
  • Marcação
  • Tipos de defesa
  • Jogadas de ataque
  • Regras
  • Jogos, torneios e campeonatos
Uniforme: meias e tênis confortáveis ou específicos da modalidade camisa e bermuda de educação física da escola.


FFUTSAL
Prof. Henrique Brandão


Futsal é um esporte genuinamente brasileiro e que não impõe o biótipo requerido em certas modalidades, dando oportunidades a todos, logo é uma atividade democrática e participativa.

Por ser um esporte coletivo, favorece a construção de um grupo e esse grupo estabelece regras e as cumpre, facilitando a convivência em um ambiente de respeito, dignidade, amizade, cordialidade e solidariedade.
Além do aprimoramento técnico, o Futsal facilita a aquisição de habilidades, desenvolve capacidades, amplia a atuação do aluno no mundo, ajudando-o a interagir socialmente. O espírito de iniciativa e cooperação, assim como o respeito às individualidades e diferenças contribuem para a formação não só do Atleta, mas, sobretudo, de um atuante cidadão.

Conteúdo:
  • História do Futsal
  • Fundamentos técnicos (passes, dribles, chutes, etc)
  • Posições dos jogadores
  • Palestras
  • Sistema defensivo
  • Sistema ofensivo
  • Contra-ataque
  • Jogos e coletivos
  • Regras
  • Criação e organização de torneios
  • Festivais, torneios e campeonatos


GGINÁSTICA RÍTMICA
Profª: Tatiana Brito



A história nos mostra que a Ginástica Rítmica – GR, apesar de ser um esporte recente, está cada vez mais praticada nas escolas e em permanente reestruturação, procurando constantemente aprimorar a estreita relação entre a perfeição técnica e a arte de exercitar movimentos expressivos, através da música.

Com a prática da GR, a aluna somatiza a seu tempo mais empolgação, brilho, socialização, determinação, supremacia na arte de promover-se e trabalhar o próprio corpo, além da alegria e satisfação de sentir-se plena no momento das apresentações.

Conteúdo:
  • Atividades lúdicas
  • Ritmos e noções de espaço
  • Condicionamento físico
  • Fundamentos básicos dos elementos
  • Sequenciamento dos elementos através de música e movimento
  • Séries individuais e de conjunto


KKARATÊ
Sensei Fábio Santana (Faixa Preta III Dan)


O Karatê busca não só fazer com que os seus praticantes participem de competições, mas tem também como objetivo beneficiar o aluno em várias vertentes da cultura corporal, como: aumentar a autoestima, estimular a disciplina, desenvolver a consciência corporal, criar um senso de respeito ao próximo, evitar o sedentarismo, possibilitar o conhecimento de novas culturas, além do seu caráter socializador.

Conteúdos:

  •  História do Karatê-Dô Tradicional
  •  Condicionamento Físico
  •  Atividades Lúdicas
  •  Kihons (fundamentos básicos)
  •  Katá (técnicas de ataques e defesas pré-estabelecidas)
  •  Exames de Faixas
  •  Festivais, torneios e campeonatos
  •  Passeios e viagens


VVOLEIBOL
Profa. Rita Beatriz Lôpo Hastenreiter


O Voleibol é um esporte apaixonante, que exige o domínio das emoções, é dinâmico, mas onde a concentração é fundamental, é técnico, mas depende da vontade e determinação. Com tantas particularidades e dualidades, desperta, por ser imprevisível, elástico e de uma ondulação de firmeza e sutileza, assim como são as variações necessárias em nossas vidas.

No Colégio São Paulo, o Voleibol tem como objetivo, além do aprimoramento técnico, a formação de pessoas mais equilibradas, seguras e determinadas, que, através da interação de vivências, limites e desafios, possam liberar a expressividade, gerar uma troca de experiências e ampliar o convívio em grupo.

Conteúdo:
  • Condicionamento Físico
  • Conceitos sobre Qualidade de vida.
  • Fundamentos (toque, manchete, saque, levantamento, ataque, etc)
  • Atividades interativas e formação de equipes
  • Sistemas de jogo
  • Situações de jogo
  • Palestras e exibições de filmes
  • Regras
  • Torneios, festivais e campeonatos
  • Grupos de reflexão e ação social
  • Intercâmbios esportivos


J
Judô (Atividade oferecida no Colégio Anchieta)

O Judô é uma arte marcial que utiliza os conhecimentos fundamentais da física, tais como velocidade, vetores de direção, inclinação, impulsão, alavanca, deslocamento e força de gravidade, entre outros, para exercitar o raciocínio e a psicomotricidade do judoísta. 

Essa modalidade tem como filosofia os ensinamentos de disciplina, de respeito e educação, princípios morais, além do condicionamento físico. 

A prática do judô, além de contribuir com o desenvolvimento das qualidades físicas básicas: força, velocidade, equilíbrio, agilidade, rit¬mo e resistência, contribui para o aprimoramento do repertório motor, aumenta a concentração, melhora a autoestima e o autocotrole, de¬senvolve o respeito ao próximo, disciplina e a inteligência estratégica e lógico-matemática. 

Promover e divulgar a prática do judô dentro do estabelecimento, junto aos diversos setores da comunidade, bem como propiciar a integração em todos os níveis. Ajudar na formação do caráter e da personalidade como cidadão e desenvolver as qualidades físicas, morais e éticas do indivíduo. 

Desenvolver suas habilidades, apresentar condições atléticas, sociais e psicológicas. Interagir com o grupo, posicionando-se de maneira crítica e adequada às diversas situações. Apresentar raciocínio lógico. 

Uniforme: constituído por Judogui (casaco e calça nas cores branco ou azul) e faixa. A faixa se distingue por diferentes cores, de acordo com a evolução atingida no processo de desenvolvimento e graduação do atleta. 

Local:  Para os alunos do 1º ao 5º ano EF, as aulas serão ministradas no COLÉGIO ANCHIETA (ANCHIETINHA-Aquarius). Para os alunos do 6º ao 9º anos do EF e os do EM, as aulas serão minis¬tradas no Colégio Anchieta - sede Pituba.


NNatação (Atividade oferecida no Colégio Anchieta)

A Natação desenvolve o controle emocional e afetivo, a capacidade de liderar e de interagir. A motivação, associada a outros fatores, influi, de forma significativa, na mudança do comportamento do aluno e na formação da personalidade, desenvolvendo a capacidade de assumir resultados e responsabilidades, condições para vencer desafios, sentido de autosuperação, de confiança, de respeito a si mesmo e ao outro.

Promover e estimular a prática esportiva da natação, com o objetivo de desenvolver e, ou aprimorar as habilidades nos diversos estilos da modalidade. Desse modo, possibilitar que os alunos reconheçam a importância dessa prática esportiva.

Desenvolver suas habilidades potenciais, apresentar condições atléticas, sociais e de equilíbrio psicológico. Interagir com o grupo, de maneira crítica e adequada às diversas situações

Uniforme: maiô ou sunga (padrão da Escola) 

Local: Para os alunos do 1º ao 5º ano EF, as aulas serão ministradas no COLÉGIO ANCHIETA (ANCHIETINHA-Aquarius). Para os alunos do 6º ao 9º ano do EF e os do EM, as aulas serão minis¬tradas no Colégio Anchieta - sede Pituba.




HORÁRIO DOS ESPORTES 2018

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4646 ou  CLIQUE AQUI