Escola de Esportes


Sabemos da importância que o Esporte tem na vida dos nossos alunos e, principalmente, sendo desenvolvido em uma instituição educativa. Aqui no CSP conhecer e praticar um Esporte pode ser muito mais que simplesmente jogar com o objetivo de ganhar. Pesquisar sua origem e fundamentos, ajudar os colegas e superar-se a cada dia, é uma vitória com sabor especial.

Afinal, o resultado é apenas consequência. O que sobressai é o aprendizado, a alegria, o sucesso coletivo. É respeitar o ritmo de cada um e captar as individuais potencialidades, cada qual do seu jeito, cada aluno sendo muito importante.

Afinal, "o esporte educacional como uma manifestação da atividade humana que promove o desenvolvimento integral do indivíduo, que atua como meio de sociabilização e manutenção da saúde, que desenvolve a autoestima, a auto-superação e o autoconhecimento, sempre sendo desenvolvido dentro de um processo educativo como forma de fazer o homem ser e se entender no mundo, tanto no sistema formal de ensino como fora dele" (Reinaldo Soler)


BBallet Bahiano de Tênis

O Ballet Bahiano de Tênis nasceu da proposta de que toda bailarina necessita de um palco para brilhar. Mais conhecido pela sigla BBT, foi fundado em 1976, por Tânia Maria Durand Gordilho, e está situado na Avenida Princesa Leopoldina, nº. 398, no bairro da Graça. É uma entidade cultural com fins artísticos, tendo como objetivo ensinar, promover e divulgar a dança, em suas diversas modalidades, acreditando na força da Arte para o desenvolvimento da cidadania e educação, cumprindo o seu papel de consolidar o Ballet Clássico na Bahia e mostrando Arte ao público.

Através da metodologia adotada da Royal Academy of Dance, a maior e mais influente guardiã dos níveis de ballet clássico do mundo, o Ballet Bahiano de Tênis forma crianças e adolescentes na técnica do ballet clássico.

Missão

A missão do BBT é fazer um trabalho com ludicidade e criatividade, reconhecimento do corpo, movimentos de rotação, flexão, coordenação, motricidade, alongamento e técnicas específicas para a idade do aluno, além de ensinar a teoria do ballet e história da dança para todos os alunos.

Grade de Cursos

Baby Class

Pre-School Dance

Pre-Primary

Primary


Graded Syllabus Examination (Formação Básica)

  • Grade I
  • Grade II
  • Grade III
  • Grade IV
  • Grade V*

Highter Graded Examinations (Formação Professora)

  • Grade VI
  • Grade VII
  • Grade VIII


Vacational Graded Examinations (Formação Professora)

  • Intermidiate Foundation
  • Intermidiate
  • Advanced Foundadion
  • Advanced I
  • Advanced II

Mais informações sobre o BBT acesse o site: www.balletbbt.com.br


B
Basquetebol
Prof. Carlos Eduardo Dannemann

 
O Basquetebol é um esporte completo. Essa afirmação leva em conta os efeitos que ele traz a quem o pratica. São benefícios de ordem física, motora, cognitiva, sensorial, de comportamento e ao mesmo tempo, de utilização do tempo livre com uma atividade saudável. Corridas em diferentes intensidades e direções, saltos, dribles, manejo da bola e do corpo, são os principais fundamentos que norteiam essa modalidade esportiva, levando o aluno praticante a notar em si melhora considerável no conjunto de articulações, além da sua tonificação muscular e capacidade cardiorespiratória, em geral. Com movimentação constante e precisa, o aluno desenvolve a percepção espaço temporal, acuidade visual e coordenação motora.  

Além dos benefícios físicos e funcionais, o Basquetebol desenvolve também as características relacionadas a atitudes e valores. Subordina-se o interesse pessoal ao interesse coletivo. Uma “cesta” feita por quem quer que seja, causa satisfação a todo o grupo, e um erro torna-se um desafio, levando o aluno a buscar, incessantemente, esse objetivo para alcançar a vitória, estimulando o companheirismo e a solidariedade. É um esporte de contato físico constante, porém sem truculência, o que leva o praticante à entrega total. Suas regras simples e não interpretativas também contribuem para impor limites nas atitudes.  

Em diversas fases do aprendizado, quando for capaz de estar integrando uma Equipe de Basquetebol ou mesmo jogando por lazer, o aluno sentirá todos esses benefícios e um imenso prazer em estar dispondo do seu tempo livre com uma atividade tão compensadora. 

Conteúdo:
  • Características do Basquete
  • Condicionamento físico
  • Manejos do corpo e de bola
  • Marcação
  • Tipos de defesa
  • Jogadas de ataque
  • Regras
  • Jogos, torneios e campeonatos
Uniforme: meias e tênis confortáveis ou específicos da modalidade camisa e bermuda de educação física da escola.


FFUTSAL
Prof. Henrique Brandão


Futsal é um esporte genuinamente brasileiro e que não impõe o biótipo requerido em certas modalidades, dando oportunidades a todos, logo é uma atividade democrática e participativa.

Por ser um esporte coletivo, favorece a construção de um grupo e esse grupo estabelece regras e as cumpre, facilitando a convivência em um ambiente de respeito, dignidade, amizade, cordialidade e solidariedade.
Além do aprimoramento técnico, o Futsal facilita a aquisição de habilidades, desenvolve capacidades, amplia a atuação do aluno no mundo, ajudando-o a interagir socialmente. O espírito de iniciativa e cooperação, assim como o respeito às individualidades e diferenças contribuem para a formação não só do Atleta, mas, sobretudo, de um atuante cidadão.

Conteúdo:
  • História do Futsal
  • Fundamentos técnicos (passes, dribles, chutes, etc)
  • Posições dos jogadores
  • Palestras
  • Sistema defensivo
  • Sistema ofensivo
  • Contra-ataque
  • Jogos e coletivos
  • Regras
  • Criação e organização de torneios
  • Festivais, torneios e campeonatos


GGINÁSTICA RÍTMICA



A história nos mostra que a Ginástica Rítmica – GR, apesar de ser um esporte recente, está cada vez mais praticada nas escolas e em permanente reestruturação, procurando constantemente aprimorar a estreita relação entre a perfeição técnica e a arte de exercitar movimentos expressivos, através da música.

Com a prática da GR, a aluna somatiza a seu tempo mais empolgação, brilho, socialização, determinação, supremacia na arte de promover-se e trabalhar o próprio corpo, além da alegria e satisfação de sentir-se plena no momento das apresentações.

Conteúdo:
  • Atividades lúdicas
  • Ritmos e noções de espaço
  • Condicionamento físico
  • Fundamentos básicos dos elementos
  • Sequenciamento dos elementos através de música e movimento
  • Séries individuais e de conjunto


KKARATÊ
Sensei Fábio Santana (Faixa Preta III Dan)


O Karatê busca não só fazer com que os seus praticantes participem de competições, mas tem também como objetivo beneficiar o aluno em várias vertentes da cultura corporal, como: aumentar a autoestima, estimular a disciplina, desenvolver a consciência corporal, criar um senso de respeito ao próximo, evitar o sedentarismo, possibilitar o conhecimento de novas culturas, além do seu caráter socializador.

Conteúdos:

  •  História do Karatê-Dô Tradicional
  •  Condicionamento Físico
  •  Atividades Lúdicas
  •  Kihons (fundamentos básicos)
  •  Katá (técnicas de ataques e defesas pré-estabelecidas)
  •  Exames de Faixas
  •  Festivais, torneios e campeonatos
  •  Passeios e viagens


VVOLEIBOL
Profa. Rita Beatriz Lôpo Hastenreiter


O Voleibol é um esporte apaixonante, que exige o domínio das emoções, é dinâmico, mas onde a concentração é fundamental, é técnico, mas depende da vontade e determinação. Com tantas particularidades e dualidades, desperta, por ser imprevisível, elástico e de uma ondulação de firmeza e sutileza, assim como são as variações necessárias em nossas vidas.

No Colégio São Paulo, o Voleibol tem como objetivo, além do aprimoramento técnico, a formação de pessoas mais equilibradas, seguras e determinadas, que, através da interação de vivências, limites e desafios, possam liberar a expressividade, gerar uma troca de experiências e ampliar o convívio em grupo.

Conteúdo:
  • Condicionamento Físico
  • Conceitos sobre Qualidade de vida.
  • Fundamentos (toque, manchete, saque, levantamento, ataque, etc)
  • Atividades interativas e formação de equipes
  • Sistemas de jogo
  • Situações de jogo
  • Palestras e exibições de filmes
  • Regras
  • Torneios, festivais e campeonatos
  • Grupos de reflexão e ação social
  • Intercâmbios esportivos


J
Judô

O Judô é uma arte marcial que utiliza os conhecimentos fundamentais da física, tais como velocidade, vetores de direção, inclinação, impulsão, alavanca, deslocamento e força de gravidade, entre outros, para exercitar o raciocínio e a psicomotricidade do judoísta. 

Essa modalidade tem como filosofia os ensinamentos de disciplina, de respeito e educação, princípios morais, além do condicionamento físico. 

A prática do judô, além de contribuir com o desenvolvimento das qualidades físicas básicas: força, velocidade, equilíbrio, agilidade, rit¬mo e resistência, contribui para o aprimoramento do repertório motor, aumenta a concentração, melhora a autoestima e o autocotrole, de¬senvolve o respeito ao próximo, disciplina e a inteligência estratégica e lógico-matemática. 

Promover e divulgar a prática do judô dentro do estabelecimento, junto aos diversos setores da comunidade, bem como propiciar a integração em todos os níveis. Ajudar na formação do caráter e da personalidade como cidadão e desenvolver as qualidades físicas, morais e éticas do indivíduo. 

Desenvolver suas habilidades, apresentar condições atléticas, sociais e psicológicas. Interagir com o grupo, posicionando-se de maneira crítica e adequada às diversas situações. Apresentar raciocínio lógico. 

Uniforme: constituído por Judogui (casaco e calça nas cores branco ou azul) e faixa. A faixa se distingue por diferentes cores, de acordo com a evolução atingida no processo de desenvolvimento e graduação do atleta. 

Local:  Para os alunos do 1º ao 5º ano EF, as aulas serão ministradas no COLÉGIO ANCHIETA (ANCHIETINHA-Aquarius). Para os alunos do 6º ao 9º anos do EF e os do EM, as aulas serão minis¬tradas no Colégio Anchieta - sede Pituba.


NNatação

A Natação desenvolve o controle emocional e afetivo, a capacidade de liderar e de interagir. A motivação, associada a outros fatores, influi, de forma significativa, na mudança do comportamento do aluno e na formação da personalidade, desenvolvendo a capacidade de assumir resultados e responsabilidades, condições para vencer desafios, sentido de autosuperação, de confiança, de respeito a si mesmo e ao outro.

Promover e estimular a prática esportiva da natação, com o objetivo de desenvolver e, ou aprimorar as habilidades nos diversos estilos da modalidade. Desse modo, possibilitar que os alunos reconheçam a importância dessa prática esportiva.

Desenvolver suas habilidades potenciais, apresentar condições atléticas, sociais e de equilíbrio psicológico. Interagir com o grupo, de maneira crítica e adequada às diversas situações

Uniforme: maiô ou sunga (padrão da Escola) 

Local: Para os alunos do 1º ao 5º ano EF, as aulas serão ministradas no COLÉGIO ANCHIETA (ANCHIETINHA-Aquarius). Para os alunos do 6º ao 9º ano do EF e os do EM, as aulas serão minis¬tradas no Colégio Anchieta - sede Pituba.




Horários Escola de Esportes 2017

Agenda

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4646 ou  CLIQUE AQUI