Atividades Complementares


CURSO LIVRE DE INGLÊS


Destinado a alunos(as) do 6º ao 9º ano EF

Visando à excelência cada vez maior da competência linguística dos nossos alunos, o Colégio São Paulo oferecerá, no turno vespertino, um curso livre de inglês, extra da matriz curricular, com enfoque na comunicação e, também, na preparação dos alunos para os exames de Cambridge ESOL, Instituição de Ensino da renomada Universidade de Cambridge – Inglaterra.      

O Curso Livre de Inglês do Colégio São Paulo, “ENGLISH@CSP”, aborda aspectos de CLIL (Content and Language Integrated Learning ou Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos).

O aprendizado da Língua Inglesa, com abordagens que incluem CLIL, engloba qualquer atividade na qual uma língua estrangeira é utilizada como ferramentas na prática de um conteúdo não linguístico. O enfoque da abordagem CLIL e o fato de se promover em simultâneo, tanto os conhecimentos da língua como os de conteúdos diversos, sem preferência por um do outro, fomenta uma aprendizagem mais significativa para os alunos.

No Colégio São Paulo, o Curso Livre de Inglês está pautado nos aspectos do desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos e no aprendizado da língua inglesa como língua internacional, com uma visão humanista, na qual o respeito à diversidade, às diferenças culturais e o conhecimento da nossa própria cultura são pilares que permeiam as aulas e as atividades pedagógicas, enriquecendo uma visão global do mundo para os alunos do século XXI.


CURSO DE TEATRO


Destinado a alunos(as) do 5º ao 8º ano EF

Cada aluno pode ser o que sonhar, usar a criatividade, se expor, se exercitar, se conhecer, buscar desenvolver múltiplas funções: músicos, artistas plásticos, arquitetos, matemáticos, físicos, cineastas...
Estar no palco é estar se desenvolvendo permanente- mente. Um aluno, numa oficina de teatro, desenvolve múltiplas habilidades, aproveitando o melhor momento da criança, que é a infância, quando personagens diversos viajam em sua imaginação.
Praticar a arte de representar é estar além de fazer teatro. Não é mais uma disciplina, porém, mais um benefício que faz com que os alunos estejam aptos a desenvolver habilidades.
O trabalho em grupo facilita suas expressões que permitem que o aluno esteja sempre crescendo ao ter acesso às várias etapas do processo criativo, ou, como se diz, estar apto para a interpretação. Para isso, são apresentados vários exercícios. Os alunos são estimulados a adquirir melhor domínio dos seus sentidos, assim como maior domínio do corpo.
Os exercícios de aquecimento e os de relaxamento integram os alunos e permitem que eles se percebam e se conectem mais com o trabalho em grupo.
As aulas de Teatro buscam promover a preservação e ampliação das manifestações culturais nos estudantes, estimulando uma participação mais efetiva nos planos conceptivos, além de desen- volver uma visão mais crítica de sua cultura. Dessa forma, os alunos poderão reconhecer a importância da linguagem teatral para implantação de sua formação integral, possibilitando que eles vivenciem processos grupais, socializando valores como: respeito à diversidade, identidade cultural, formação cultural etc, além de manipular os diversos elementos de expressão que competem à linguagem teatral.


CATEQUESE


Destinado a alunos(as) do 6º ano EF

Ofereceremos aos alunos do 6º ao 9º ano do EF, Curso Preparatório para a realização da Primeira Eucaristia.
Cada aluno(a) terá uma hora-aula semanal, além de eventuais atividades relacionadas com a preparação para a Primeira Eucaristia. Os encontros terão início no primeiro semestre letivo, com encerramento no mês de novembro do mesmo ano. Serão disponibilizadas algumas turmas para facilitar a escolha dos horários das aulas pelos alunos, na própria sede do Colégio São Paulo.
Para fazer a 1ª Eucaristia e participar do Curso, a inscrição deverá ser feita na Central de Matrículas do Colégio. Nessa oportunidade, deverá ser paga, na Tesouraria do Colégio, uma taxa única, de uma só vez, necessária para cobrir os custos do curso, independente das despesas relacio- nadas com a compra da Bíblia, do Retiro e da Cerimônia na Igreja (traje e decoração), a serem informadas nas épocas oportunas.
Os  encontros  do  catequizando  com  a  catequista  proporciona  amadurecimento  espiritu-   al e consciência de ter Deus como Pai, estar pronto para despertar nos catequizandos a bus-   ca pelo mesmo Deus  vivo.  Vivendo  sua  vocação  no  Espírito,  a  catequese  terá  condições  de gerar frutos de sua vida na sociedade e dizer com toda a criação: “Vem, Senhor  Jesus!”.     (Ap. 22, 17.20).
O catequizando deverá ser tocado a fim de tornar-se um ser curioso, animado, estar sempre à disposição da sua comunidade, para servir e demonstrar respeito aos outros. Também, deverá ser despertado para o sentimento de gratidão e união, ter uma conduta adorável e uma boa participação nos encontros catequéticos.


CLUBE DE ROBÓTICA DO CSP


Destinado a alunos(as) do EF ao EM

O Clube de Robótica tem como intuito promover e divulgar o convívio consciente com a tecnologia, junto aos diversos setores da sociedade. Auxiliar na for- mação do caráter e da personalidade como cidadão e desenvolver as qualidades morais e éticas do indivíduo. Lidar com conhecimentos que os capacitem  a pensar, projetar e executar projetos de inovação, robótica e de tecnologia, desenvolvendo habilidades intelectuais, emocionais e psicológicas para melhores condições de trabalho em equipe, projetos com prazos curtos e situações de desafios inovadores.
O Clube de Robótica do Colégio São Paulo, (CRCSP) funciona até o final do ano letivo, obedecendo ao Calendário Escolar. Algumas informações importantes:

1)  Os alunos do 6º ano EF continuarão a ter suas atividades relativas à disciplina Robótica, inseri- das no mesmo turno em que estudam, sem qualquer custo adicional

2)  Os alunos do 6º ano do EF à 3ª série do EM que desejarem, opcionalmente, participar do Clube de Robótica, poderão fazê-lo, bastando, para tanto, inscreverem-se na Central de Matrículas do Colégio, optando pela turma desejada. Para a participação no CRCSP, para cada ano letivo, já incluído o material de uso pelos alunos nas aulas, à exceção do uniforme, é cobrada uma taxa anual que deverá ser paga no ato da inscrição do(a) aluno(a).


É importante informar que a oferta desse serviço aos alunos está condicionada a um número mínimo e máximo de alunos por turma e ao número de turmas que estão sendo oferecidas. Por isso, será respeitada a ordem de inscrição dos interessados. Outras informações a respeito do Clube de Robótica do Colégio São Paulo, estarão à disposição dos interessados na Central de Matrículas, nos horários regulares das aulas, nos murais colocados no Colégio e no Portal do Colégio na Internet.


CURSO DE PROGRAMAÇÃO


Destinado a alunos(as) do EFI ao 6º ano EF

“Happy Code Salvador, Um Novo Mundo Cria Novas Necessidades”

A Happy Code é uma Escola de Tecnologia e Inovação que ensina competências digitais, voltada para crianças e adolescentes do 6º ano EF ao EM.

Em parceria com o Colégio Anchieta, a Happy Code Salvador estará presente no ano de 2018 para contribuir com os alunos dentro e fora da sala de aula, com foco no propósito da Happy Code: formar pessoas capazes de mudar o mundo.

A Happy Code Salvador conta com os modelos de Curso Regular, onde é possível aprender sobre criação de jogos 2D e 3D, além de Cursos de Curta Duração, como o de Minecraft, para desenvolvimento de mods e de programação com o jogo, e o de Youtuber, para desenvolvimento completo de um canal.

Além disso, há a programação da Colônia de Férias Happy Code Salvador e Vilas do Atlântico, que contará com diversas atividades para as férias de 2017/2018 com muita diversão e aprendizado.

AÇÃO DOCENTE
Os alunos são oportunizados a ter uma experiência 100% online, com computadores individuais e com uma metodologia de ensino baseada no conceito global STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math.

AÇÃO DISCENTE
Unindo conteúdos de disciplinas fundamentais, os alunos se tornam mais preparados e capacitados para os desafios do dia a dia, enquanto ampliam habilidades, como o raciocínio lógico e o processo criativo, além de se desenvolverem em diversas outras áreas do conhecimento.  


CURSO DE ALEMÃO


Destinado a alunos(as) do 6º, 7º e 8º anos EF

O Colégio Anchieta celebrou, no final do ano de 2008, um Termo de Cooperação com o Goethe-Institut, relacionado ao projeto Schulen: Partner der Zukunft (Escolas: uma parceria para o futuro). Esse Projeto foi concebido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, com o objetivo de criar uma rede mundial de pelo menos 1.000 escolas parceiras, que foi ampliada para 1.500 escolas, tendo sido o Colégio Anchieta uma das vinte e três escolhidas no Brasil e, atualmente, a única no Estado da Bahia.
Contamos  com  o  apoio  do  Instituto  Cultural  Brasil  Alemanha - ICBA, entidade com sede na Av. Sete de Setembro, nº 1809, Vitória, nesta capital, que representa o Goethe-Institut da Alemanha e que fornece ao(à) aluno(a) o devido Certificado, reconhecido mundialmente, de frequência e de aproveitamento do curso após realização de prova de proficiência em diferentes níveis.
Os alunos matriculados no  curso,  além  de  outras  vantagens,  vêm  recebendo, gratuitamente, o material didático a ser utilizado no mesmo, de propriedade do ICBA, com a condição de devolvê-lo ao final do curso e podem, durante e ao final deste, concorrer a bolsas de estudo para cursos na Alemanha, que são oferecidas pelo Governo Alemão. A seleção das citadas bolsas é feita por mérito quantitativo e qualitativo, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Goethe-Institut.
Registre-se que, do início da referida cooperação até o ano de 2017, 33 (trinta e três) alunos do Grupo Educacional Anchieta já foram contemplados com bolsas de estudos para a Alemanha.
Para cobrir parte dos custos do referido curso, que sempre foi subsidiado pelo Colégio Anchieta, é cobrada uma taxa única anual,    de cada aluno. Além disso, será também cobrada uma taxa a ser paga diretamente ao Goethe-Institut, no final do ano, destinada à realização da Prova de Certificação.
O curso completo durará quatro  anos, com as aulas a serem ministradas  no Colégio Anchieta, por professores especializados, orientados pelo ICBA e contratados pelo Anchieta. As turmas do primeiro semestre de cada ano serão de CURSO PARA INICIANTES, para os alunos dos 6º e 7º anos do EF, dos Colégios Anchieta e São Paulo (este último pertencente ao GEA-Grupo Educacional Anchieta), além da continuidade do mesmo para os alunos que já participam do curso de alemão, com cada turma limitada a um mínimo de 15 (quinze) e a um máximo de 25 (vinte e cinco) alunos. A continuidade do curso nos demais semestres estará também limitada a essa condição de número de alunos por sala e à manutenção do Convênio com o Goethe-Institut.Para cada turma, as aulas serão ministradas 02 (duas) vezes por semana, com a duração de 90 minutos (2x45 minutos) cada, com a carga horária semestral de 64 (sessenta e quatro) horas-aula, de segunda a quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino. As aulas seguem o calendário escolar. Para maiores informações procurar a Central de Matrículas, nos horários de expediente.

AÇÃO DOCENTE
Permitir ao aluno desenvolver novas formas de expressão linguística, ampliar a visão de mundo  ao conhecer culturas e costumes de outras civilizações acompanhar com maior desenvoltura e entendimento, o avanço linguístico e tecnológico do mundo atual.

AÇÃO DISCENTE
Despertar o interesse pelas tradições e manifestações culturais dos países de língua alemã Agregar conhecimento sobre a diversidade linguística, o respeito, honestidade e espírito de coletividade.

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4646 ou  CLIQUE AQUI