Atividades Complementares


Curso de Alemão


O Colégio Anchieta celebrou, no final do ano de 2008, um Termo de Cooperação com o Goethe-Institut, relacionado ao projeto Schulen: Partner der Zukunft (Escolas: uma parceria para o futuro). Esse proje¬to foi concebido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, com o objetivo de criar uma rede mundial de pelo menos 1.000 esco¬las parceiras, que foi ampliada para 1.500 escolas, tendo sido o Colégio Anchieta uma das vinte e três escolhidas no Brasil e, atualmente, a única no Estado da Bahia. 

Contamos com o apoio do Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, entidade com sede na Av. Sete de Setembro, nº 1809, Vitória, nesta capital, que representa o Goethe-Institut da Alemanha e que fornece ao(à) aluno(a) o devido Certificado, reconhecido mundialmente, de frequência e de aproveitamento do curso. 

Os alunos matriculados no curso, além de outras vantagens, vêm recebendo, gratuitamen-te, o material didático a ser utilizado no mesmo, de propriedade do ICBA, com a condição de devolvê-lo ao final do curso e podem, durante e ao final deste, concorrer a bolsas de estudo para cursos na Alemanha, que são oferecidas pelo Governo Alemão. A seleção das citadas bol¬sas é feita por mérito quantitativo e qualitativo, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Goethe-Institut. Registre-se que, do início da referida cooperação até o ano de 2015, 25 alunos do GEA-Grupo Educacional Anchieta já foram contemplados com bolsas de estudos para a Alemanha. 

Para cobrir parte dos custos do referido curso, que sempre foi subsidiado pelo Colégio Anchieta, é cobrada uma taxa única anual, de cada aluno. Além disso, será também cobrada uma taxa a ser paga diretamente ao Goethe-Institut, no final do ano, destinada à realização da Prova de Certificação. 

O curso completo durará três anos e meio, com as aulas a serem minis¬tradas no Colégio Anchieta, sede Pituba, por professores especializados, orientados pelo ICBA e contratados pelo Anchieta. As turmas do primeiro semestre de cada ano serão de CURSO PARA INICIANTES, para os alunos dos 7º e 8º anos do EF dos Colégios Anchieta e São Paulo (este último perten¬cente ao GEA-Grupo Educacional Anchieta), além da continuidade do mesmo para os alunos que já participam do curso de alemão, com cada turma limita¬da a um mínimo de 15 (quinze) e a um máximo de 25 (vinte e cinco) alunos. A continuidade do curso nos demais semestres estará também limitada a essa condição de número de alunos por sala e à manutenção do Convênio com o Goethe-Institut

Para cada turma, as aulas serão ministradas 02 (duas) vezes por semana, com a duração de 90 minutos (2x45 minutos) cada, com a carga horária semestral de 64 (sessenta e quatro) horas-aula, de segunda a quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino. As aulas seguem o calendário escolar. Para maiores informações procurar a Central de Matrículas, nos horários de expediente. 

Ação docente: 
Permitir ao aluno desenvolver novas formas de expressão linguística, ampliar a visão de mundo ao conhecer culturas e costumes de outras civilizações acompanhar com maior desenvoltura e entendimento, o avanço linguístico e tecnológico do mundo atual. 

Ação discente: 
Despertar o interesse pelas tradições e manifestações culturais dos países de língua alemã Agregar conhecimento sobre a diversidade linguística, o respeito, honestidade e espírito de coletividade.


Curso de Música


As aulas das Oficinas de Música, no Colégio Anchieta - sede Pituba, são oferecidas em cada semestre, para os alunos do 6º ano do EF à 2ª série do EM. 

Os alunos interessados em maiores informações quanto às referidas Oficinas, deverão procurar o Prof. Carlos Alberto (Coordenador das Oficinas de Música), na Sala de Coordenação de Atividades Extraclasse (CAE), no Colégio Anchieta- sede Pituba, no Térreo, para tirar dúvidas ou realizar uma pequena entrevista para nivelamento. 

  • As Oficinas oferecidas serão de Violão (Erudito e Popular) e Teclado 
  • As aulas serão ministradas por professores especializados, em salas preparadas para esse fim, na sede do Colégio Anchieta - Pituba 
  • Cada Oficina terá a duração de 30 (trinta) horas-aula, sendo 15 (quinze) horas-aula de Prática Instrumental e 15 (quinze) horas-aula de Teoria Musical 
  • Cada turma de prática instrumental, para que possa ser formada, deve ter no mínimo, 02 (dois) e, no máximo, 04 (quatro) alunos por isso, será respeitada a ordem de matrícula dos interessados. 
  • Informações sobre o início das aulas podem ser obtidas na Central de Matrículas do Colégio São Paulo, em horário de expediente. 
  • Os horários das aulas serão determinados em função dos horários disponíveis dos professores e dos alunos. 

Outras Oficinas, a exemplo de Canto, Guitarra, Contrabaixo, Saxofone, Flauta Transversal e Violino, poderão ter as suas turmas formadas, a depender do interesse que vier a ser demons¬trado pelos alunos. 

O valor de cada oficina por semestre deverá ser pago em três parcelas iguais: 01 (uma), no ato da matrícula do(a) aluno(a) na Central de Matrículas do Colégio São Paulo, e mais 02 (duas) parcelas mensais e sucessivas. 

Além disso, cursos de outros instrumentos poderão ser organizados ainda para o semestre letivo seguinte, a depender do interesse e do número de alunos. 

Ação docente 

Apresentar (repertório, técnicas, compositores, intérpretes, cultura musical), estimular a prática instrumental, na busca por uma performance adequada, além de criar espaços e oportunidades de crescimento cultural. 

Ação discente 

Desenvolver e aprimorar as habilidades e técnicas em instrumento musical, buscando uma interpretação adequada, aprimoramento da percepção musical, desenvolver-se como apreciador de arte.


Coral


O Coral São Paulo foi implementado em abril de 2010, com o objetivo de despertar nos educandos a importância e a beleza da música como apoio fundamental ao desempenho das atividades humanas, explorando suas dimensões lúdicas e culturais.
O Coral São Paulo é constituído por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. Essas crianças formam o Coro de Pequenos Cantores do Colégio São Paulo.

O regente do Coral, Maestro Alcides Lisboa, é um profissional de experiência internacional que atua à frente de importantes corais infantis e adultos. Sua formação na área específica abrange graduação e aperfeiçoamentos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha.
O Maestro Alcides é um grande incentivador dos coristas, despertando suas vocações para a música e para o canto, bem como para outras atitudes que desenvolvam a auto-estima, a integração e a valorização do coletivo.

Os benefícios do Coral para a criança

Com as lides técnicas de um repertório musical de qualidade, há uma ampliação do desenvolvimento psico-motor, cultural e emocional.
A rotina de concertos contribui com a disciplina, pontualidade e espírito de trabalho em grupo.
Os concertos beneficentes colaboram de forma efetiva para a educação ambientada na solidariedade e cidadania.
Os aplausos merecidos, recebidos na sala de concertos, contribuem para a auto-estima e satisfação de um trabalho bem feito.
Com os conhecimentos interdisciplinares da práxis musical (científicos, históricos, estéticos, técnicos e sociológicos), a criança amplia seu horizonte cultural.
As atividades vocais e respiratórias aprimoram o equilíbrio e autoconhecimento corpóreo.

O Coral na vida do Aluno, da Escola e da Sociedade

O Coral é um organismo artístico e cultural. Sendo também um importante suporte pedagógico e um embaixador artístico e cultural de uma instituição. Ele se apresenta em festivais internacionais e nacionais, em teatros, bibliotecas públicas e instituições beneficentes, além de importantes eventos internos.
O repertório de um coro de Pequenos Cantores conta com nomes como Mozart, Beethoven e Villa-Lobos dentre seus compositores.
O padrão técnico de um coro de Pequenos Cantores visa a excelência e vários profissionais de hoje já integraram suas fileiras. O ingresso no Coral se faz mediante seleção anual.
Os critérios de admissão para o coro são bem definidos: musicalidade, desenvoltura e características vocais.

Os ensaios acontecerão sempre às terças-feiras
Pequenos Cantores (do 3º ao 5º ano) das 13h às 14h40min
Juvenil (do 6º ao 9 ano) das 14h40min às 16h20min

Agenda

CENTRAL DE MATRÍCULAS

Ligue (71) 2107 4646 ou  CLIQUE AQUI